2016/07/04

The Z - um rato com giroscópio e botões sensíveis à pressão

Tirando algumas excepções, os ratos têm permanecido praticamente inalterados ao longo das décadas; e agora temos um que chega ao Kickstarter e que quer ser um rato com capacidades nunca antes vistas: o The Z.

À primeira vista este The Z não parece diferente de outros ratos para jogadores; masa sua principal inovação não é naquilo que tem por fora, mas sim no que tem por dentro. Para além de contar com uma dezenas de botões que, com acesso a diferentes variantes, permitem aceder a 50 operações na ponta dos dedos; este rato destaca-se por contar com um giroscópio que lhe permite toda uma gama de movimentos que passariam despercebidas a outros ratos.


Por exemplo, podemos inclinar ligeiramente o rato para um lado ou para o outro - que num jogo poderia ser atribuído à função de "espreitar" quando se está atrás de um objecto - ou girar o rato sobre o seu eixo central; ou até pegar no rato e, no ar, usá-lo como um controlador 3D com os movimentos a serem replicados num simulador de voo ou programa de modelação 3D.

Outro pormenor interessante é que os seus botões são capazes de detectar diferentes níveis de pressão, permitindo fazer com que um toque leve realize uma função, mas um clique mais carregado faça outra coisa (e contando com force feedback para que o utilizador tenha uma melhor percepção do que está a fazer.) E claro que as suas capacidades não se limitam aos jogos, podendo tirar-se partido de tudo isto para utilização em programas de trabalho, simplificando a criação de macros, copy-paste e muito mais.

Se se despacharem ainda vão a tempo de apanhar um com o preço early bird de $139 (+$15 de portes para Portugal) com a promessa de entrega para Dezembro deste ano.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]