2016/08/11

Elon Musk quer um telhado solar em todas as casas


Tal como já tinha anunciado na revelação do seu "master plan", Elon Musk quer revolucionar mais que apenas os veículos eléctricos, e diz-nos que a SolarCity em breve disponibilizará telhados solares.

A revolução eléctrica que a Tesla está a fazer no segmento automóvel é apenas um das áreas em que Elon Musk quer deixar a sua marca no mundo; sendo que a outra é a da geração de energia solar. Para isso espera combinar esforços com a SolarCity, e trazer para o mercado uma solução inovadora de um telhado solar que supere tudo aquilo o que foi feito até ao momento.

Tradicionalmente, instalam-se painéis solares sobre um telhado, o que obriga a que: em primeiro lugar, se tenha um telhado; e em segundo lugar, que se gaste dinheiro acrescido com a instalação dos suportes para os painéis. A ideia de Elon Musk é substituir tudo por um único "telhado solar", que mesmo sendo mais caro, terá o seu custo amortizado pelo facto de substituir o telhado tradicional - e claro, por gerar energia, que poderá ser armazenada num dos módulos PowerWall da Tesla.

Só nos resta esperar que este telhado solar venha a ser um produto tão competitivo quanto o novo Model 3 da Tesla, e que possa garantir desde logo a reserva antecipada de centenas de milhares de interessados... embora se tenha que esperar por mais novidades e detalhes, para sabermos precisamente como irá funcionar (especialmente para os casos de telhados que não tenham a orientação mais adequada para maximizar a exposição solar.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)