2016/08/11

Intel Skull Canyon NUC mostra o futuro dos desktops ultra-compactos


Os computadores não se medem aos palmos, e o NUC Skull Candy da Intel vem demonstrar isso uma vez mais... infelizmente com um preço inversamente proporcional ao seu tamanho.

O NUC (Next Unit of Computing) é um formato de computador ultra-compacto que a Intel tem vindo a promover há alguns anos, e que este ano começa a atingir um desempenho verdadeiramente impressionante com os novos Skull Candy. Aqui encontramos modelos que podem ter CPU Core i7, até 32GB de memória DDR4, dois slots M.2, e tudo isto num formato pouco maior que um power bank (dos mais generosos).

Também temos coisas como fichas USB 3.0, HDMI, mini DisplayPort, Thunderbolt 3/USB-C, Ethernet gigabut, WiFi ac, jack de 3.5 com saída óptica de som, pelo que será difícil descobrir alguma coisa em falta. A não ser...

O maior problema destes NUC é o preço, que começa nos $609 para um sistema "barebone", em que será necessário adicionar a memória e SSD, que facilmente fará aumentar o preço para lá dos $1000. E nesses patamares, a maior parte das pessoas poderá querer considerar um portátil, mesmo que tenha capacidades inferiores à destes NUCs. Por isso, o NUC continuará a ser um computador para um segmento bastante específico, de quem procure um desempenho quase idêntico ao de um "caixote" de secretária, mas que ocupe um volume reduzido e possa ser levado para qualquer lado... e esteja disposto a pagar por isso.

... Para os restantes, há que esperar que estes Skull Canyon baixem (significativamente) de preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)