2016/08/02

NHK lança primeiro canal 8K no Japão


O Japão tem uma predilecção pelo vídeo de alta-definição e isso fica novamente comprovado com a criação do primeiro canal com emissões regulares Super Hi-Vision em 8K.

Enquanto por cá ficaríamos satisfeitos por ter canais que tirassem partido real do Full HD (e, de uma vez por todas, acertassem nos formatos correctos para não termos conteúdos 16:9 convertidos para 4:3 para depois serem apresentados em 16:9) e uma minoria já vai tendo a sorte de poder dar uso a conteúdos 4K por via da Netflix, a NHK já vai mostrando o que o futuro tem para oferecer com este novo canal Super Hi-Vision 8K.

O tal como o 4K quadruplicou o número de pixeis face ao Full HD 1080p, o Super Hi-Vision 8K quadruplica o número de pixeis face ao Ultra HD 4K. Estamos a falar de uma resolução de 7680x4320 pixeis, com até 12bits de cor, a frequências de até 120Hz, e com 22.2 canais de áudio para uma experiência que vai muito para além das capacidades das salas de cinema actuais. A qualidade de imagem, digamos apenas que começa a deixar de ser um "ecrã" para se tornar numa janela para a realidade, mesmo quando se está a falar de um ecrã "gigante" (aliás, não me parece que faça muito sentido sequer falar nestas resoluções para ecrãs de dimensões consideradas normais. :)


A grande questão é que, se no caso do Ultra HD 4K temos que lidar com a falta de conteúdos nesta resolução; no Super Hi-Vision 8K não só temos que lidar com essa (ainda maior) falta de conteúdos como... com a inexistência de ecrãs ou projectores comercialmente disponíveis que os possam exibir.

Por isso mesmo a NHK vai instalar ecrãs 8K espalhados pelo Japão, para que os interessados possam ir ver com os seus próprios olhos o futuro da TV e do cinema. Mas isso é algo que poderá mudar em breve, pois espera-se que em 2018 já comecem a chegar ao mercado televisores 8K... e a considerar a rapidez com que o Ultra HD 4K foi adoptado, não me surpreenderia se o Super Hi-Vision 8K pudesse repetir o feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)