2016/08/04

OnePlus suspende vendas do OnePlus 3 na Europa


Para o OnePlus 3 a marca abandonou (e bem) o sistema de convites, infelizmente, parece continuar com dificuldades em prever a procura e ajustar a produção, levando à suspensão por mais de um mês das vendas na Europa.

O sistema de convites funcionou bem para o OnePlus One, ajudando a controlar o ritmo das encomendas e produção (e ao mesmo tempo contribuindo para criar um efeito de "desejo" acrescido). Para o OnePlus 2, as coisas já não correram tão bem assim, e o facto de ser necessário ganhar o direito a poder comprar um começou a irritar grande parte dos interessados. E felizmente, com o OnePlus 3 assistimos ao fim do sistema de convites. Mas, o fim dos convites parece ter vindo acompanhado de outro problema...

A OnePlus diz que as vendas do OnePlus 3 têm superado todas as expectativas, e que por isso terá que suspender as vendas na Europa de 9 de Agosto até 12 de Setembro.

Serão boas notícias, mas que pecam pela falta de dados que permitam avaliar se este excesso de vendas não se deverá apenas a uma produção em número reduzido, para evitar ficar com excesso de stock de smartphones. É que desta forma, não há convites, mas ao fazer uma suspensão por mais de um mês nas vendas, a OnePlus acaba indirectamente por criar o mesmo sistema de "pré-encomedas" que acaba por ser equivalente à gestão feita pelos convites, em que pode ir avaliando as encomendas durante o mês, para depois produzir um número em função da procura.

... Atenção que nada tenho contra isto - se for realmente o caso - mas, se assim for, penso que seria melhor a OnePlus ser sincera com os seus fãs... É que, não deixa de ser estranho que, para quem tem falta de stocks, continue a permitir a venda até ao dia 9 de Agosto, o que não deixa de parecer uma forma de pressionar os indecisos a comprarem antes de terem que esperar até Setembro.

1 comentário:

  1. Acredito que sim, estejam sem no stock, já que eu comprei o meu oneplus3 dia 2 de Agosto, e apenas dia 3 de Setembro que esta previsto chegar.
    Com o sem stock eu realmente gostava de ter comprado uma semana antes, e ter recebido em 5 dias.

    ResponderEliminar