2016/09/15

A10 do iPhone 7 consegue o dobro do desempenho dos Android


A aposta da Apple na criação dos seus próprios SoC tem dados bons resultados, e o seu novo A10 volta a demonstrar o avanço que isso lhe permite ter face aos melhores equipamentos Android do momento.

O novo SoC A10 que equipa os iPhones 7 volta a dar um salto evolutivo, mas mais do que comparar o seu desempenho face ao anterior A9 torna-se ainda mais expressivo fazê-lo face aos melhores smartphones Android do momento, ilustrando bem a diferença que os separa.

Usando o benchmark Geekbench, o A10 da Apple consegue obter um valor de 3450 em single-core, praticamente o dobro do que é conseguido pelos Galaxy S7, Note 7, Huawei P9 e OnePlus 3 (que conseguem valores entre os 1698 e is 1806).

[imagem via DF]


Nos resultados multi-core a diferença é muito menos expressiva (5630 versus 4015-5213 pontos), mas ainda assim coloca em causa se a aposta nos octa-core e deca-core realmente faz sentido, se não se garantir que se consegue tirar o máximo desempenho de cada núcleo individualmente - ainda mais quando, para muitas das operações feitas pelo utilizador, é o desempenho "single-core" que é responsável pela percepção de velocidade do equipamento.

Também de referir, que o A10 consegue superar os resultados obtidos por qualquer um dos MacBook Air já feitos até à data, e tem resultados equivalentes a um MacBook Pro de 2013. Pelo que... se calhar não estamos assim tão distantes de ver a Apple começar a transitar também os seus MacBooks e iMacs para os seus próprios CPUs.

1 comentário:

  1. Por este andar daqui a uns tempos vamos ter a Apple a vender o hardware do iPhone com a opção se correr Android, pois indiretamente o Android persegue todo o hardware seja qual for a marca, que tb é um dos motivos de sucesso do Android.

    ResponderEliminar