2016/09/28

BlackBerry vai deixar de fazer smartphones


Tal como aconteceu com a Nokia, também a BlackBerry vai deixar de produzir smartphones, marcando o fim de uma era. Para o futuro o foco será o software e serviços, e disponibilizando a marca a fabricantes interessados em produzir equipamentos "BlackBerry".

Se no caso da Nokia era difícil imaginar o quão depressa viria a tombar pela sua incapacidade em reagir rapidamente à ascensão dos iPhones e Android (com a "ajudinha" de Stephen Elop é certo), no caso da BlackBerry as coisas eram muito mais claras. Em tempos a plataforma de eleição nos sectores empresariais, a BB subestimou a capacidade da Apple e Google melhorarem as suas plataformas ao ponto de, tanto para utilizadores como empresas, o seu iOS e Android se tornassem em alternativas viáveis (e preferidas) aos seus serviços.

A inclusão de um modo de compatibilidade com apps Android nos seus equipamentos foi o primeiro sinal de admissão de derrota, seguido dos dispositivos baseados inteiramente em Android. E agora o fim da produção de equipamentos próprios vem colocar um ponto final nesta era, que há muito era esperado.

Mas, tal como a Nokia, a BlackBerry está longe de estar acabada. A empresa vai agora fazer aquilo que já deveria ter feito logo de início, apostando no software e serviços e aproveitando as décadas de experiência que tem ao serviço do segmento empresarial - e não me surpreenderia nada que aqui venha a encontrar uma nova base que lhe permita sobreviver (e crescer) ao longo dos próximos anos. Também não significa que não se continuem a ver novos equipamentos BlackBerry, mas que agora serão produzidos por outros fabricantes, levando apenas com a marca licenciada (tal como acontece com a Nokia.)

... Só que, mesmo que tal aconteça, não evitará que este momento sinalize o fim de uma era; sendo que o importante é estar disposto a adaptar-se às novas condições de forma a que o "fim" de uma era seja apenas o "início" de uma nova era, e não o fim de tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)