2016/09/28

Google ganha pesquisas incógnitas no iOS protegidas pelo Touch ID


Fazer pesquisas na app da Google no iOS já não implica obrigatoriamente que as mesmas fiquem para sempre associadas à nossa conta, graças à chegada do modo incógnito a esta app, que até ficam protegidas pelo Touch ID para evitar acessos indevidos.

Quem usar o Chrome - e outros browsers - já estará familiarizado com o modo "incógnito/privado", que abre uma sessão independente do browser, que evita que os sites que se visitem tenham acesso aos nossos dados, e cujos registos desaparecem completamente assim que se fecha a janela. Só que, para além da navegação, também nas pesquisas pode haver vantagens em usar um modo mais privado que o habitual.

Sabendo-se a tendência que a Google tem para nos apresentar coisas que pensa que consideraremos interessantes, toda e qualquer pesquisa que se faça irá contribuir para esse fim. É algo que poderá fazer com que, se estivermos a pesquisar por coisas para um amigo (ou simplesmente por pura distracção para passar o tempo), nos arriscamos a ser "perseguidos" por isso durante os próximos tempos - ao estilo do que os pais que emprestam os smartphones e tablets aos filhos saberão, ao verem as sugestões que o YouTube lhes apresenta! :)


Por isso, sempre que tiverem necessidade de fazer pesquisas que não querem ver associadas à vossa conta, bastará activar o modo incógnito na app de pesquisa da Google para iOS.

O modo funciona de forma idêntica há que se tem no Chrome, passando a apresentar um fundo escuro para se diferenciar do modo normal; e como curiosidade adicional, uma vez que a pesquisa incógnita é mantida até que fechemos esse modo, temos a possibilidade de a manter protegida usando o Touch ID, sendo necessário a impressão digital para poder reabrir a app, evitando olhares potencialmente indiscretos de ver o que se estava a pesquisar neste modo.


Outras novidades desta versão: a promessa de mais alguns bugs corrigidos (os tais que nunca deixam de surgir), e a possibilidade de ver vídeos do YouTube directamente na app.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)