2016/09/05

OLX está a expor publicamente mensagens privadas e pagamentos dos utilizadores


Os relatos de roubos de dados são tão frequentes que já quase se arriscam a nem ser "notícia", mas o caso complica-se quando é o próprio serviço que inadvertidamente dá acesso público a dados privados dos seus utilizadores, como acontece com as mensagens no OLX.

O OLX é o mais popular site de classificados e compra e venda no nosso país, o que torna ainda mais grave a existência de uma qualquer falha que exiba publicamente dados dos seus utilizadores. Quem aceder a páginas como https://www.olx.pt/myaccount/answers/ descobrirá que consegue ver as mensagens privadas de um insuspeito utilizador, e o mesmo vai acontecendo para outros utilizadores à medida que vão navegando no site - isto mesmo para visitantes que não tenham feito registo no site.


Como se as mensagens privadas não fossem já suficientemente graves, também as páginas dedicadas aos pagamentos e facturas exibem sem qualquer pudor as transferência e valores correspondentes.




Muito provavelmente tratar-se-á de uma qualquer falha ao nível o sistema de cache que estão a utilizar, e que estará a mostrar páginas com conteúdos que deveriam permanecer privados. Uma falha que se poderia tolerar caso fosse uma página de um qualquer projecto escolar de fim-de-semana feito por pessoas que se estivessem a iniciar na área, mas que é inadmissível para uma empresa multi-nacional.

Até que o caso fique resolvido... todos os utilizadores do OLX arriscam-se a ver a sua informação privada exposta para todo o mundo ver.


Actualização: a OLX parece já ter corrigido o problema. Restando agora ver se irão dar qualquer explicação oficial pelo sucedido - e o que dirão aos utilizadores que viram as suas contas expostas publicamente.

2 comentários:

  1. Fui afectado por isto, no meu caso fiz questão de avisar a loja à qual tinha acesso com o meu perfil (atraves do nome de utilizador no OLX bastou ir ao facebook pesquisar, o que só prova a gravidade da situação e a facilidade com que se poderia prejudicar alguém), inclusive enviei-lhes um print screen no caso de quererem agir judicialmente contra o OLX. Infelizmente o mercado esta monopolizado pela Fixads, e mesmo o OLX tendo todos os problemas que tem (e nao sao poucos) a falta de concorrencia acaba por deixalos impunes a casos como estes....

    ResponderEliminar
  2. A resposta à minha reclamação foi curta e grossa. Completamente desajustada da gravidade da situação:

    ""No seguimento da situação que nos reporta, informamos que os constrangimentos do acesso à plataforma do OLX já se encontram identificados e ultrapassados.
    Nesse sentido, pedimos-lhe que limpe o cache e os ficheiros temporários do seu Browser, e em seguida, reinicie o mesmo e efectue novamente o acesso ao OLX.
    Lamentamos desde já esta situação e agradecemos a sua compreensão.""

    ResponderEliminar