2016/09/05

App de equipa da NBA processada por estar sempre à escuta


A questão das permissões das apps e aquilo para que as usam volta a estar no centro das atenções, com uma app de uma equipa da NBA norte-americana a ser processada por estar continuamente com o microfone activado e à escuta, mesmo que os utilizadores não a estejam a utilizar.

A app oficial dos Golden State Warriors já foi descarregada mais de 500 mil vezes e conta com uma avaliação excelente por parte dos utilizadores, no entanto a maioria deles poderá nem se ter apercebido de que a app está continuamente a ouvir tudo o que for dito, mesmo quando se tem a app em background - algo que agora lhe está a valer um processo nos tribunais.

O que se passa não é que o clube desportivo esteja interessado em ouvir o que os seus fãs estarão a dizer deles, mas sim de um sistema de beacons que usa o som como forma de localização. A app tem implementado esse mesmo sistema, de modo a que, quando ouvir os tais sinais, saberá que está na proximidade de locais específicos, sem ficar dependente da utilização do GPS.

Nas versões de Android mais recentes, os utilizadores têm a opção de recusar permissões individualmente, e poderiam facilmente impedir a app de aceder ao microfone, acabando logo com o problema. Mas a maioria dos Android no mercado ainda não o permite fazer, e a forma como apresentam a lista de permissões por altura da instalação da app também pouco contribui para que os utilizadores prestem atenção ao que estão a permitir (nos mais recentes, as permissões são pedidas quando a app é executada e tenta fazer cada uma das operações pela primeira vez - o que se torna mais visível e compreensível.)

Como sempre, isto não evitará que apps com fins duvidosos encontrem formas de justificar a necessidade de uma permissão e depois abusarem dela. Uma app pode pedir o acesso ao microfone dizendo que é para aplicar "efeitos sonoros" à voz de um utilizador... e afinal estar a gravar as conversas para as enviar para a internet. Mas de qualquer forma, sempre que uma app estiver a pedir permissões que não pareçam fazer sentido... o melhor é recusar.


P.S. Ter em conta que, tecnicamente, em todos os dispositivos onde se possa dizer "Ok Google" ou "Hey Siri" mesmo quando estão pousados na mesa, para se iniciar comandos de voz, estão permanentemente à escuta. A única diferença é que aqui se poderá ter maior confiança de que essa capacidade não será usada para fins abusivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)