2016/09/09

Os 6 principais motivos para perda de dados nos iPhones


A chegada do iPhone 7 torna-se num momento oportuno para relembrar que os smartphones da Apple não são invulneráveis, e a EaseUS fez um infográfico relativo às causas mais comuns que podem levar à perda de dado nos seus iPhones.

Mesmo com a assistência da cloud, continua a ser indispensável ter consciência de como os nossos dados são mantidos, e dos riscos a que estão sujeitos. Segundo informações obtidas de várias fontes, as causas mais habituais para perda de dados são:

  • Eliminação acidental (35%)
  • Avaria no iPhone (20%)
  • iPhone perdido ou roubado (15%)
  • Actualização do iOS ou tentativa de jailbreak (15%)
  • Fazer reset completo sem backup (10%)
  • Ataques de vírus/malware (5%)


Motivos que não serão estranhos à maioria das pessoas, e que revelam que prioritariamente se devem concentrar em prevenir as coisas sobre as quais têm controlo. Com a eliminação acidental a representar 35%  dos casos, a que se somam mais 25% das actualizações e resets de fábrica, estamos perante um total de 60% de coisas que são feitas expressamente pelos utilizadores. Já contra as avarias, roubos, ou potenciais ataques de vírus... isso pouco ou nada podemos fazer (a não ser evitar comportamentos de risco).


Sem surpresas, os dados que os utilizadores sentem mais falta em são as suas fotos, os contactos, e SMS. E embora 36% dos utilizadores utilize um PIN de 4 dígitos para proteger o seu iPhone (ou Touch ID), há ainda 34% que não usa qualquer sistema de segurança para evitar acessos indevidos. Também é preocupante que apenas 29% faça backups, quer para o seu computador, quer para a cloud.

Por isso, importa relembrar que quer seja via iTunes, ou iCloud, ou usando serviços de terceiros (como o Amazon Drive, Dropbox, Google Photos, etc.) é importante ter backups que garantam que os nossos dados permanecem a salvo deste tipo de incidentes - embora a EaseUS até agradeça que não o façam... para depois terem que se tentar desenrascar com programas de recuperação de dados como o seu "Mobisaver". ;P


... Acreditem que quando se chega ao ponto de estar a procurar por qualquer tipo de serviço de recuperação de dados, já se pensou um milhão de vezes em "mas porque é que eu não fiz backups!?!" e nessa altura se estaria disposto a pagar os valores pedidos para o espaço extra na cloud.



Infographic for iPhone data loss and recovery
[Data Loss and Recovery. An infographic by the team at Secure Data Recovery Services]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)