2016/09/12

Pokémon Go deixa de poder ser jogado em Androids com root

A mais recente actualização do Pokémon Go vem com algumas novidades aguardadas... mas infelizmente vem com algo não anunciado que poderá ser a gota de água que fará afastar mais alguns jogadores.


Já se sabia que a Niantic estava a ultimar mais uma actualização para o Pokémon Go e não demorou muito a que a mesma ficasse disponível. A versão 0.37 traz algumas novidades interessantes, mas infelizmente vem com uma alteração que já está causar muito desagrado junto dos jogadores.

Se o destaque desta actualização refere correcção de problemas, melhor desempenho, suporte para o acessório Pokémon Go Plus, e o novo sistema  Buddy System, que permite seleccionar um Pokémon favorito e ganhar candies para as evoluções e power up, há no entanto uma novidade que não é apresentada no registo de alterações.

A Niantic decidiu impedir que os jogadores com root possam jogar, o que está a ser muito mal recebido pela comunidade de jogadores. Há uma forma de contornar a questão mas requer um factory reset (recomendado) e muita paciência. É certo que há muitas pessoas a recorrer a métodos ilícitos para jogar, mas este facto não pode servir de justificação para prejudicar todos os que tem root instalado e jogam de forma limpa!

A Niantic já nos habitou com o Ingress a tomar medidas altamente polémicas e parece agora com o Pokémon Go voltar a apostar em decisões que prejudicam quem joga sem recurso a meios não autorizados. Os comentários no Google Play não estão a ser nada simpáticos e o facto de haver jogadores a referir que não conseguem jogar por ter um firmware da CyanogenMod é preocupante, pois como bem sabemos, na grande maioria das vezes, estes firmware são a única forma de aceder a um Android mais actualizado.

A demora na disponibilização da actualização pode significar que a Niantic está a avaliar os danos (e não estarão indiferentes à redução acentuada no número de jogadores nos últimos tempos) o que nos leva a ter esperança numa revogação desta decisão. Aguardemos pelos próximos capítulos.

Por: Luis Costa

4 comentários:

  1. Entre Root e Pokemons a escolha não é difícil... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada mesmo... Adeus Pokemon, de volta ao Ingress a "tempo inteiro"...

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não foi só os root que foram bloqueados. Tenho um Galaxy note 2, que embora cumpra os requisitos de 2 GB de RAM e Android KitKat, não consta dos modelos compatíveis e por isso não posso instalar do Google Play. Tenho instalado sempre do APK mirror, mas desta vez fui obrigada a voltar à versão anterior, porque ao abrir a versão nova diz que o meu modelo não é suportado.

    ResponderEliminar