2016/09/12

Robot Atlas da Boston Dynamics já faz equilibrismo numa perna


Os robots humanóides têm feito grandes avanços nos últimos anos, mas continuam a ter uma falta de graciosidade que nos faz temer que ainda falte muito tempo para que possam competir com os humanos. Mas talvez não, a avaliar pela capacidade de equilíbrio do Atlas numa só perna.


O Atlas da Boston Dynamics tem sido um dos mais impressionantes exemplares do avanço feito nos robots bípedes. E agora temos mais um vídeo que nos mostra aquilo que já consegue fazer... melhor do que muitos humanos, diria eu: manter-se em equilíbrio sobre o perfil de uma tábua com apenas 2cm de largura.

A equipa de desenvolvimento diz que se tratou de um caso "feliz", e que normalmente não se consegue aguentar tanto tempo em equilíbrio, mas referem também que todo o processamento está a ser feito a nível interno e usando apenas os sensores do próprio robot, o que origina as hesitações e "tremeliques" que se fazem notar. Se estivessem a usar tracking externo- com câmaras, por exemplo - seria possível controlar o robot com maior precisão.

Daqui por alguns anos, ainda começamos a ver robots trapezistas no circo... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)