2016/09/20

SanDisk revela cartão SD com 1TB


A necessidade de mais e mais espaço para os conteúdos digitais não dá sinais de abrandar, e por isso a SanDisk está a preparar o lançamento de um cartão SD com 1TB de capacidade.

Não há como não ficar fascinado com a evolução tecnológica. Num passado não muito distante olhávamos para os cartões com 256MB como sendo uma "enormidade" de custo extremamente dispendioso e sonhava-se com a possibilidade de, algum dia, se pode ter um cartão com 1GB de memória a custo acessível. Esse dia há muito que chegou e passou, sendo actualmente possível encontrar cartões de 64GB por menos de 15 euros, mas... os fabricantes não se ficam por aqui.

Em antecipação às necessidades para coisas como vídeo Ultra HD 4K, 8K, vídeo VR, e fotos com cada vez mais megapixeis, a SanDisk revela ter já um protótipo de um cartão SDXC com 1TB de capacidade. (Como curiosidade, há 16 anos a SanDisk lançava o seu primeiro cartão de 64MB, e com este cartão de 1TB temos que, desde então, a capacidade aumentou 16384 vezes - que pena os ordenados não terem aumentado na mesma proporção! :)

Infelizmente não referem quando é que o mesmo chegará ao mercado, nem o seu preço; mas considerando que o seu actual cartão de 512GB custa 370 euros, facilmente se pode estimar que o novo cartão deverá ir para valores na ordem dos 750 euros - à qual acrescerá mais alguns euros graças à nossa famosa taxa para a SPA. ;P


... Pela parte positiva, lá para 2032 poderemos olhar para trás e rir-nos dos tempos em que só tínhamos cartões de 1TB (assumindo a mesma progressão... estaremos a falar do lançamento de cartões de memória com 16 Petabytes! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)