2016/09/03

Simulação de missão espacial de 1 ano concluída com sucesso


As missões espaciais de longa duração são um desafio cheio de dificuldades, mas uma experiência que deixou seis pessoas em estado de isolamento completo com o resto do mundo foi concluída com sucesso.

As dificuldades técnicas de uma missão tripulada a Marte são mais que muitas, mas igualmente problemática é a componente social de ter uma tripulação num ambiente isolado que terão que partilhar durante longos períodos de tempo. É isso que as experiências HI-SEAS (Hawaii Space Exploration Analog and Simulation) pretendem avaliar, e depois de experiências com durações de 4 e 8 meses, foi agora concluída com sucesso a mais longa experiência até à data.

Seis pessoas permaneceram numa tenda durante 12 meses, realizando o mesmo tipo de tarefas que fariam numa missão a Marte e comendo apenas comida enlatada ou em pó - e até só podendo sair da tenda com um fato espacial. Mesmo não se tratando de uma verdadeira simulação a 100% em termos de viverem num ecossistema auto-sustentável completamente isolado, a principal componente é avaliar o comportamento dos membros da equipa ao longo do tempo.

... Ter seis pessoas que conseguiram viver numa tenda durante um ano e chegaram ao fim sem "vítimas", é uma grande vitória! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)