2016/09/10

Sonda OSIRIS-REx da NASA vai recolher amostra de asteróide e trazê-la para a Terra


Já foi lançada com sucesso a sonda OSIRIS-REx da NASA, que tem como missão viajar até ao asteróide Bennu, recolher uma amostra, e fazê-la regressar à Terra.

A missão é ambiciosa e emocionante, mas com em tudo o que se passa na exploração espacial, é melhor esperarmos sentados. A sonda só chegará ao asteróide Bennu em 2018, e passará um ano a explorá-lo antes de se aventurar na aproximação que lhe permitirá fazer a recolha de uma amostra. Amostra essa que, assumindo que tudo corre bem, só chegará à Terra em 2023, podendo contribuir para nos dar mais alguns detalhes sobre o processo de formação do nosso sistema solar.




Outra curiosidade é que o veículo de lançamento foi um Atlas V 411 com apenas um booster auxiliar, o que deixou o foguete com um aspecto bastante incomum e assimétrico.


O Atlas V permite a utilização modular de boosters adicionais (até 5) em função da carga que leva, mas a utilização de apenas um - embora seja a opção mais económica - origina alguns problemas devido ao desequilíbrio da propulsão, que tem que ser compensada com a orientação do motor principal (e fazendo com que o foguete ascenda ligeiramente "de lado"). Não é a primeira vez que um Atlas V com um só booster é lançado com sucesso, mas é a primeira vez que se tem acesso a registo vídeo em condições (os outros lançamentos foram de satélites "secretos").

Podem ver o lançamento no vídeo que se segue (avançar até às 2h10m.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)