2016/09/10

Como verificar o equilíbrio dos dados de 20 lados (e outros)


Quem não abdica dos seus jogos de tabuleiro e dá uso regular aos seus dados de 20 lados, poderá querer verificar se o mesmo está realmente equilibrado e não tem "preferência" por certos valores.

Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com os dados de 6 lados, existem dados com muitos mais lados, tradicionalmente usados para jogos de tabuleiro mais "avançados" (na verdade existe até um "dado" com 100 lados - se ainda aceitarem chamá-lo um dado, pois é praticamente uma esfera apenas com pequenas reentrâncias).

Mas voltando ao dado de 20 lados, mais comum, como podemos garantir que o mesmo está perfeitamente equilibrado? Uma das opções seria lançá-lo algumas dezenas de milhares de vezes e fazer uma análise estatística para comprovar que é verdadeiramente aleatório - outra, talvez mais simples, consiste em fazê-lo flutuar para ver se o mesmo está perfeitamente equilibrado.

É isso que nos mostra o vídeo que se segue, assim como nos mostra como estes dados são por dentro e algumas das imperfeições que podem afectar o desejado comportamento neutro que se pretende.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)