2016/09/29

Uber vai disponibilizar camiões autónomos em 2017


Quando a Uber comprou a Otto, que desenvolvia sistema de condução autónoma para camiões, já se sabia que as novidades não iriam demorar; e confirmam-se agora com a expansão de camiões autónomos e a sua disponibilização já no próximo ano.

A Uber é uma das empresas que mais tem investido nos automóveis autónomos (e já tem destes automóveis a circular), e se por agora também estes camiões contam com um condutor e um engenheiro a bordo, o objectivo é que eventualmente possam fazer as viagens completamente sozinhos. Já no próximo ano a Uber espera expandir a sua frota de 6 para 15 veículos e começar as primeiras parcerias com empresas de transportes.

Sabendo-se que há muitas rotas que são feitas essencialmente por vias-rápidas/auto-estradas, o trabalho fica semi-facilitado, pois não será necessário lidar com todas as potenciais situações inesperadas que têm que ser consideradas nos sistemas autónomos com capacidade para circular no meio do trânsito citadino e local. E por outro lado, os camiões são também dos veículos que mais interessa rentabilizar e onde é o factor humano (o condutor) que impede a sua utilização 24h por dia.

A única questão que poderá ser mais complicada... é que, para além das manifestações dos taxistas, nos arriscamos a ver juntarem-se a eles também os camionistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)