2016/10/23

A História das baterias


São um dos componentes mais essenciais para a vida moderna, mas também um dos mais odiados e desprezados por nunca estarem à altura do que se desejaria. Mas afinal... quantos é que sabem como as baterias foram criadas e como evoluíram?

Embora as baterias existam há séculos (ou milénios, se acharem que as "baterias de Baghdad" da antiguidade eram realmente baterias), a verdade é que muito poucas têm sido as evoluções... e mesmo no caso das mais recentes baterias de lítio, trata-se de tecnologia inventada há mais de duas décadas (portanto, no século passado).

Regularmente vão surgindo notícias de promessas de avanços substanciais nesta área, mas o que é certo é que até ao momento a única coisa de destaque que realmente se concretizou a nível de baterias... foi o grande fiasco das baterias dos Galaxy Note 7.

Esperemos que num futuro não muito distante o vídeo que se segue possa ser actualizado com um novo salto evolutivo, com uma nova geração de baterias que faça as actuais parecerem pré-históricas.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]