2016/10/23

Autocarros fuel cell da Toyota podem funcionar como geradores


Os veículos eléctricos vão potenciar uma "revolução" na rede de energia, e depois dos carros com baterias que poderão servir como baterias domésticas e até ajudar a rede nos períodos de pico, também os autocarros com fuel cells poderão actuar como geradores.

Este futuro não está assim tão distante. A Toyota vai começar a vender os seus autocarros com fuel cell no próximo ano, e espera conseguir vender uma centena nos três anos seguintes, para ter uma frota considerável por altura dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio.

Sendo o Japão um país propício a terramotos, a Toyota não deixa de referir a capacidade destes autocarros a hidrogénio poderem ser usados como geradores de energia em situações de emergência em que a rede eléctrica fique indisponível, disponibilizando até 9kW de energia e tendo capacidade para gerarem até 235kWh.

Como sempre, o grande problema, que se aplica tanto aos veículos eléctricos com baterias como estes com fuel cells a hidrogénio, é a origem dessa mesma energia. De pouco serve mudarmos para carros eléctricos se isso implicar que gastar ainda mais combustíveis fósseis para gerar a energia adicional necessária; e no caso do hidrogénio, é também preciso garantir que esse hidrogénio é gerado a partir de fontes renováveis - e actualmente, a maior parte do hidrogénio é gerado a partir do metano, o que também gera CO2 (embora em quantidade menores que a gasolina e gasóleo.)

Não será por isso de estranhar que o Japão tenha um ambicioso plano para apostar na produção de hidrogénio por electrólise e utilizando electricidade com origem em fontes renováveis. A transição para novas fontes de energia é inevitável... mas será um processo gradual e que demorará décadas a ser concretizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)