2016/10/02

Fabricante de bicicletas embala-as como TVs para reduzir danos de transporte


Quem faz regularmente compras online sabe que nem sempre os serviços de transporte tratam as encomendas da melhor forma, e isso foi algo que levou um fabricante de bicicletas a recorrer a uma técnica original para evitar danos que se tornavam cada vez mais frequentes.

Se é chato receberemos uma caixa toda amassada mesmo tendo o seu conteúdo intacto, muito pior é quando o produto em questão chega danificado. Era isso que estava a acontecer a muitos dos envios internacionais do fabricante de bicicletas holandês VanMoof, resultando em prejuízos crescentes, não só pelo custo de reenviar uma nova bicicleta para o cliente, como depois tendo que "despachar" as bicicletas danificadas a preço reduzido.

A solução não implicou o desenvolvimento de um novo sistema avançado de embalagens com protecções acrescidas, mas simplesmente tirar partido do formato da caixa em que as bicicletas eram enviadas, e que tem formado idêntico à de um televisor de grandes dimensões: imprimir uma imagem de um televisor na caixa.

A empresa não está a fazer publicidade enganosa, uma vez que em lado nenhum refere que o conteúdo é um televisor, mas o que é certo é que as empresas de transportes passaram a tratar a mercadoria com muito mais cuidado, e os danos causados pelo transporte caíram entre 70 e 80% nos envios para os EUA.

Pena é que esta técnica não dê para aplicar a tudo (não adiantará muito imprimir uma imagem de um televisor numa caixa do tamanho de um smartphone), mas se a moda pega, poderemos em breve começar a ver embalagens que vêm com imagens impressas de produtos que incentivem um melhor tratamento por parte das empresas de transportes. O risco é que essas embalagens poderão também começar a ter uma maior probabilidade de "desaparecer" nos envios para certos mercados... pelo que... se calhar é melhor continuar a ter esperança de que quem for manuseando a embalagem ao longo do percurso tenha acordado bem disposto(a) e não se vingue nela para libertar o seu stress.


... Também poderiam libertar o stress passeando numa das bicicletas eléctricas da VanMoof, como a nova Electrified S de 2500 euros.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)