2016/10/07

Facebook demonstra Realidade Aumentada social


A realidade virtual e aumentada vão potenciar inúmeras novas aplicações, e conhecendo-se a aposta da Facebook nesta área (com a aquisição da Oculus) não é de surpreender que isso inclua a sua aplicação à componente social.


Embora muitos acusem estas novas tecnologias (AR/VR) como sendo algo que irá afastar as pessoas das interacções sociais, fechando-as nos seus próprios mundos virtuais, a verdade é que se tratam apenas de ferramentas que podem igualmente ser usadas para promover essas interacções.

Na demonstração que a Facebook fez, utilizou realidade aumentada para nos deixar interagir virtualmente com amigos que poderão estar do outro lado do mundo, trazendo-os para mais perto de nós de uma forma bastante mais realista do que se poderia fazer com um chat ou chamada de vídeo.

Combinado com os avatars digitais que nos permitem recriar o nosso rosto nestes mundos virtuais e até replicar as nossas expressões, acaba por permitir fazer coisas que de outra forma não seriam possíveis: por exemplo, jogar às cartas na nossa mesa, mas onde cada um dos amigos que estamos a "ver" está em países (ou continentes) diferentes.

... A demonstração de que a realidade virtual não é sinónimo de afastamento social, pelo contrário.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)