2016/10/08

Blue Origin testa com sucesso sistema de escape da cápsula


A exploração espacial tem atraído inúmeras empresas privadas, mas antes de se atreverem em voos tripulados há que maximizar as hipóteses de salvamento caso algo corra mal. No caso da Blue Origin, pertencente a Jeff Bezos, dono da Amazon, tivemos mais um teste bem sucedido que superou as expectativas.

A Blue Origin já tinha testado o sistema de escape da cápsula a partir da plataforma de lançamento, mas desta vez realizou um teste em circunstâncias reais, com um lançamento do foguete e a ejecção da cápsula no momento em que se preparava para atravessar a barreira do som e estava sujeita a maior pressão. Os responsáveis pelo teste previam que o processo desestabilizasse o foguete e resultasse na sua destruição, mas surpreendentemente tudo correu melhor que o esperado: a cápsula afastou-se da trajectória como pretendido, depois recorrendo a para-quedas para aterrar em segurança; e também o foguete realizou a ascensão e posterior aterragem suave.

É um teste que permite a Blue Origin aproximar-se dos voos tripulados (já em 2018 se tudo continuar a correr bem) e que se torna ainda mais relevante quando se considera que esta era já o quarto lançamento deste foguete, e o quinto da cápsula - que era precisamente a mesma que já tinha sido usada no teste de escape de 2013.

De qualquer forma, ambos irão agora poder descansar, pois a Blue Origin não os pretende utilizar novamente, preparando versões melhoradas de ambos para os próximos lançamentos.


Podem acompanhar mais este pequeno passo na nossa aventura espacial a partir dos 51:30 no vídeo que se segue.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)