2016/10/27

iPhone 7 Plus arrasa Pixel XL em teste de abrir apps em sequência


Os testes de abrir apps em sequência não serão os mais indicativos sobre o real desempenho de um smartphone, mas permitem avaliar o comportamento que terão no dia a dia, ao saltitar entre diferentes apps. E colocando o iPhone 7 Plus ao lado do Pixel XL... as diferenças são "vergonhosas".

Num teste que abre em sequência coisas como o relógio, câmara, galeria de fotos, Photoshop, Facebook, Snapchat, alguns jogos, Spotify, Netflix, Amazon, etc. o iPhone 7 Plus consegue corrê-los a todos em 1m24s enquanto que o Pixel XL demora 1m47s - mesmo tendo um CPU com mais núcleos de processamento e mais 1GB de RAM.

No entanto, antes que atirem o Pixel XL para o "lixo", convém também dar alguma perspectiva sobre o que pode causar este tipo de resultados. Que a Apple consegue dominar na afinação do seu CPU/iOS para obter o melhor desempenho single-threaded isso ninguém disputa, e sendo isso acompanhado pela aposta em memória flash com desempenho acima da média na indústria (mesmo com o caso do iPhone 7 de 32GB mais lento). Mas este tipo de testes não depende apenas disso mas também da forma como as apps estão programadas... que é o que faz com que estes testes acabem por ser de interesse relativo.

Por exemplo, podemos ver que no arranque o Pixel XL foi mais rápido que o iPhone 7 a abrir a câmara, galeria, settings, Facebook e Snapchat... até chegar ao Photoshop, em que demorou bastante mais tempo a arrancar a app; e o mesmo repetindo-se para vários jogos. Ou seja, não seria difícil alguém escolher um conjunto de apps que desse a vitória ao Pixel e anunciasse uma derrota do iPhone 7...

Mas, quanto mais não seja, relembra-nos que já era tempo de se banirem todos os jogos que nos apresentem ecrãs de "loading", pois com o hardware destes smartphones, qualquer coisa que obrigue o utilizador a esperar mais que algumas décimas de segundo é porque está mal feito! :P :)


6 comentários:

  1. Noutro teste o pixel perde para o one plus também, logo podemos dizer que é vergonhoso, o Google só quis saber em copiar a Apple em preço é design e marketing tudo o resto não quis saber.

    Mas parece que está a resultar para vendas na América que é o que eles querem saber aparentemente

    ResponderEliminar
  2. Noutro teste o pixel perde para o one plus também, logo podemos dizer que é vergonhoso, o Google só quis saber em copiar a Apple em preço é design e marketing tudo o resto não quis saber.

    Mas parece que está a resultar para vendas na América que é o que eles querem saber aparentemente

    ResponderEliminar
  3. Já vi vários testes conparativos entre estes equipamentos e regra geral o pixel abre as apps com a mesma velocidade do iPhone (geralmente ligeiramente mais rápido) depois a carregar os jogos e que perde, mas pode ser a memória flash que tem diferenças de velocidade ou a performance single thread do CPU z de qq forma não é por causa de uma diferença de 50℅ ou menos que se vai decidir por Android ou ios. Para mim o HDR+ dos Nexus e pixel não deixa margem para dúvidas que é o que se pretende numa câmara, e mesmo que se queira ir para um Galaxy s7 vai sempre faltar esse modo na câmara..

    ResponderEliminar
  4. iOS sempre foi melhor no que toca a abrir que requeiram muito GPU. A google deveria rever as suas api´s neste área.

    ResponderEliminar
  5. Depois dizem mal da velocidade da flash do iPhone e põem-se com malabarismos...

    ResponderEliminar
  6. Há que perceber que esta versão do Android ainda terá diversas melhorias e optimizações, daqui a alguns meses será que os resultados se mantêm? Duvido..

    ResponderEliminar