2016/10/27
Camião autónomo da Uber já fez a primeira entrega (de cerveja)
Enquanto por cá nos vamos preocupando com os taxistas, nos EUA a Uber já entrou na fase de modernizar outros segmentos dos transportes rodoviários com os seu sistema que transforma os camiões em veículos autónomos.
O sistema desenvolvido pela Otto, que a Uber comprou, permite transformar um camião convencional num camião capaz de circular pelas auto-estradas e vias rápidas de forma completamente autónoma. Ao contrário dos sistemas mais evoluídos que se estão a desenvolver, aqui não se trata de um sistema que pretende substituir completamente o condutor nas estradas locais (onde ainda é obrigatório recorrer a um condutor humano) - mas em contrapartida trata-se de um sistema certificado para nível 4 de condução completamente autónoma sem necessidade do condutor em condições especiais: neste caso a circulação neste tipo de estradas; e que permite que o condutor não tenha que ficar de prevenção ao volante e possa sair de lá e ir descansar para a sua cabine.
O primeiro transporte feito por um destes camiões foi para transportar 50 mil latas de cerveja, o que não deixa de ser caricato... considerando que tantas vezes somos relembrados do "se beber não conduza", coisa que se tornará obsoleta à medida que mais e mais veículos deixarem de estar dependentes do condutor para circularem.
Ainda assim, com esta tecnologia, a ideia será criar uma rede de transportes onde os camiões possam ser conduzidos por humanos dos pontos de carga até às vias rápidas principais, e daí seguirem viagem sozinhos até uma estação de serviço perto do local de destino, onde outro motorista poderá conduzir o trajecto final. Por muitas alterações que isto venha a trazer aos camionistas, penso que eles próprios terão que reconhecer que estar sentado ao volante de um camião dias e dias a "fazer quilómetros" não será propriamente a melhor forma de usarem o seu tempo, especialmente se o camião o puder fazer sozinho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)