2016/10/21

Night Light e gestos no sensor de impressões digitais não chegarão aos Nexus


O tempo em que os Nexus eram os equipamentos preferenciais da Google chegou ao fim, e agora vamos assistindo a cada vez mais funcionalidades surgirem exclusivamente para o Pixel.

Os Nexus 6, 5X e 6P têm direito a ao Android 7.0 (brevemente o 7.1) mas isso não significa que todas as funcionalidades que têm sido adicionadas ficarão disponíveis nestes equipamentos. Um engenheiro da Google já veio confirmar que coisas como o modo Night Light e os gestos feitos no sensor de impressões digitais não estarão disponíveis nos Nexus fazendo aumentar a lista de funcionalidades que por agora só estão disponíveis na nova gama Pixel.

Se no caso dos gestos no sensor de impressões digitais (que permite fazer coisas como puxar a área de notificações para baixo deslizando o dedo no sensor em vez de tocar no ecrã) isso é explicado pela necessidade de ter um sensor que disponibilize essa função (e que não será o caso do que existe no 5X e 6P), já no caso do modo Night Light a coisa é mais complicada de engolir: a Google diz que este novo modo nocturno utiliza uma técnica nova que necessita do suporte dos drivers gráficos... mas certamente estaria dentro das suas possibilidades exigir novos drivers para os Nexus que resolvessem esse assunto (ou no mínimo, disponibilizar um modo alternativo que funcionasse nos outros equipamentos - como o actual Night Mode, que no Android 7.1 preview desapareceu completamente.)

Seja como for, são coisas que a par de outros - como o muito desejado sistema de actualizações A/B que simplifica o processo de upgrade para uma nova versão do Android sem demoras - ficam ausentes dos Nexus... e que parecem estar a conseguir arruinar a boa reputação que tinha sido conquistada entre os utilizadores ao longo dos anos.

4 comentários:

  1. Epah estou a ficar mm "#$"#!"@ com a Google. Que banhada é essa no night mode só dá no Pixel? Então com o 7.0 com uma app ja dá para activar e já o fiz no meu Nexus5X como é que mandam essa banhada na cara?!?!?
    O prob da app é que tem q se activar manualmente e eu queria que ativasse automaticamente como faz o twillight mas integrado no Android.
    Esta mania de se armarem em Apple elitistas está-me a meter mesmo nojo, especialmente porque se armam em elitistas até contra os próprios telemóveis que venderam no ano anterior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Também fiquei decepcionado com esse descaso da Google em relação à linha Nexus.
      Estou seriamente pensando em voltar ao iOS depois que meu Nexus 5X deixar de me atender; saí de um iPhone 6 para o 5X pelo nível de amadurecimento do Android e o tratamento diferenciado da Google para a linha Nexus.

      Eliminar
  2. Sou Android mas por essas e por outras que me fazem repensar o IOS.

    ResponderEliminar
  3. Sou Android mas por essas e por outras que me fazem repensar o IOS.

    ResponderEliminar