2016/10/23

Tecnologia PowerPulse da Volvo elimina o atraso do turbo

Os sistemas turbo há muito que permitem aumentar a potência e eficiência dos automóveis, mas agora a Volvo criou a tecnologia PowerPulse que visa eliminar o atraso da entrada em funcionamento do turbo.

O sistema turbo utiliza os gases de escape para fazer girar uma turbina que comprime o ar injectado para os cilindros, mas o seu funcionamento só se faz notar quando esses gases de escape atinjam um nível relevante (o que cria o tradicional "atraso" na resposta do turbo). Nos motores modernos esse atraso tem sido disfarçado e minimizado de inúmeras formas (temos até os casos dos motores com duplo turbo, onde um deles está optimizado para as baixas rotações e o outro para as altas) mas a Volvo opta por uma solução ainda mais simples com o PowerPulse.

O PowerPulse consiste num depósito de ar sob pressão alimentado por um compressor eléctrico, e que permite manter uma reserva de ar comprimido para dar resposta nos arranques ou em situações de aceleração rápida a baixas rotações. É uma ideia incrivelmente simples e com uma implementação mecânica que dispensa a complexidade de outros sistemas - e até nos faz pensar porque motivo ainda ninguém se tinha lembrado de tal coisa.

A tecnologia PowerPulse já está disponível nos motores D5 de 235cv dos novos Volvo S90 e V90, pelo que, se tiverem oportunidade para pisar o acelerador num destes veículos e não notarem qualquer atraso na resposta do turbo, já sabem qual é o "truque".

3 comentários:

  1. É uma ideia interessante no mundo do utilizador comum, no entanto essa tecnica já foi usada de uma forma muito semelhante pela Suburu no WRC à alguns anos atrás...

    Aqui fica um artigo que explica melhor esse sistema da Subaru: http://www.racedandrallied.com/technical-articles/explanation-of-the-subaru-wrc-rocket-system

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, na competição já sabemos que se usam todas as técnicas e mais algumas para obter o melhor desempenho. O curioso é a Volvo ter apostado nisto para os carros "comerciais". :)

      Eliminar
    2. Sim, sem dúvida que é uma forma inteligente de reduzir o Turbo Lag.

      Veremos como se comporta a nível de fiabilidade! =)

      Eliminar