2016/11/30

Google Timelapse mostra como a Terra mudou nos últimos 32 anos


O impacto que temos no nosso planeta tem sido cada vez mais marcante, e o Timelapse da Google é uma das ferramentas que nos permite comprovar isso mesmo, condensando décadas de alterações em poucos segundos.

A Google actualizou as imagens do seu projecto Google Timelapse, que agora passam a cobrir o período de 1984 a 2016 e passam a ser mais detalhadas que nunca. Com esta ferramenta torna-se possível olhar para qualquer ponto do mundo e ver o impacto que os anos tiveram, quer por influência directa do Homem (no caso de construções, abate de árvores, etc.), quer por influência indirecta (alterações climáticas).

É pena que para Portugal pareçam faltar alguns anos ali pelo meio da sequência, mas mesmo assim é interessante espreitar as alterações que houve a nível de construção de vias rodoviárias, alteração da costa (e os casos em que a colocação de pontões permitiu travar a erosão), o impacto dos incêndios e a recuperação dos mesmos, etc. etc.

Se o Google Earth já é uma perdição ao deixar-nos ver o mundo como está na actualidade, ainda mais viciante se torna ao deixar-nos viajar no tempo e ver as diferenças nas últimas décadas... estão a imaginar o que será isto quando tivermos umas centenas de anos de dados disponíveis (se ainda por cá estivermos)? :)



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)