Da próxima vez que alguém vos disser que os helicópteros não têm capacidade de competir com os quadcopters em termos de maneabilidade... mostrem-lhes o vídeo que se segue.
Fazer voos acrobáticos de helicóptero não é nada de novo, mas quando se tratam de modelos em escala reduzida, a relação peso-potência permite que faça manobras que se considerariam impossíveis e onde o voo invertido acaba por ser das coisas mais básicas.
A questão é que para dominar um destes ALIGN T-Rex 800E DFC e fazer coisas como as que poderão ver já a seguir, serão necessárias muitas e muitas horas de treino (provavelmente com muitas peças partidas no processo). É que, não se deixem enganar, embora o helicóptero pareça fazer manobras completamente malucas e feitas à sorte, todo e cada movimento tem que ser feito de forma bastante precisa e controlada.
... Senão, o resultado de alguém a carregar à sorte nos comandos até poderia parecer idêntico durante os primeiros segundos... até desintegrar o helicóptero contra o chão. Coisa que no caso dos drones Karma da GoPro, acontece até com especialistas aos comandos. ;)
P.S. É recomendável ver a versão HD a 60fps.
Sempre tiveram. Um quadcopter é super limitado em termos de maneabilidade.
ResponderEliminarUm quadcopter qualquer um consegue "pilotar". Já um helicóptero RC, até mesmo um voo, digamos normal, não é fácil e a probabilidade de vir parar ao chão é grande.
A título de curiosidade, em Sintra, no ano 2000, vi um senhor na BA1 a fazer cenas muito parecidas com estas. (e era tuga) :)