2016/11/13

Helicóptero RC acrobático desafia as leis da física


Da próxima vez que alguém vos disser que os helicópteros não têm capacidade de competir com os quadcopters em termos de maneabilidade... mostrem-lhes o vídeo que se segue.

Fazer voos acrobáticos de helicóptero não é nada de novo, mas quando se tratam de modelos em escala reduzida, a relação peso-potência permite que faça manobras que se considerariam impossíveis e onde o voo invertido acaba por ser das coisas mais básicas.

A questão é que para dominar um destes ALIGN T-Rex 800E DFC e fazer coisas como as que poderão ver já a seguir, serão necessárias muitas e muitas horas de treino (provavelmente com muitas peças partidas no processo). É que, não se deixem enganar, embora o helicóptero pareça fazer manobras completamente malucas e feitas à sorte, todo e cada movimento tem que ser feito de forma bastante precisa e controlada.

... Senão, o resultado de alguém a carregar à sorte nos comandos até poderia parecer idêntico durante os primeiros segundos... até desintegrar o helicóptero contra o chão. Coisa que no caso dos drones Karma da GoPro, acontece até com especialistas aos comandos. ;)

P.S. É recomendável ver a versão HD a 60fps.



1 comentário:

  1. Sempre tiveram. Um quadcopter é super limitado em termos de maneabilidade.
    Um quadcopter qualquer um consegue "pilotar". Já um helicóptero RC, até mesmo um voo, digamos normal, não é fácil e a probabilidade de vir parar ao chão é grande.

    A título de curiosidade, em Sintra, no ano 2000, vi um senhor na BA1 a fazer cenas muito parecidas com estas. (e era tuga) :)

    ResponderEliminar