2016/11/18

Site de partilha de músicas What.cd encerra actividade


O popular site de torrents de música what.cd encerra a actividade sem dar explicações detalhadas, marcando o fim de quase uma década de actividade.

Não deixará de ser curioso que o what.cd tenha tido origem no encerramento de outro site semelhante - o OiNK - em 2007, servindo como porto de abrigo para os milhares de utilizadores desse site. Desde então o site cresceu ao ponto de se tornar um dos sites de referência para quem procurasse música via torrents, mas nem chegará a celebrar o seu 10º aniversário.

O site dá a notícia do seu encerramento referindo apenas que se devem a "alguns acontecimentos recentes" e que não deverá regressar ao activo. Assegura também que todos os dados, quer do site, quer dos utilizadores, foram completamente destruídos. Há quem diga que os "acontecimentos recentes" estarão relacionados com alguns raids em França onde terão sido apreendidos algumas dezenas de servidores do serviço, mas quer seja isso ou outra coisa, o efeito será o mesmo.

Hoje em dia, com os serviços de streaming a serem cada vez mais populares, penso que haverá cada vez menos necessidade de recorrer a serviços ilegais para ouvir o que se quer. Para além disso, serviços como o YouTube fazem com que praticamente qualquer música esteja à distância de uma simples pesquisa. Mas de qualquer forma, tal como o what.cd nasceu da morte de outro site popular, é mais que esperado que novamente a história se repita, e que em breve surja um novo site empenhado em ocupar o seu lugar.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar