2016/11/16

Smartphones da BLU estavam a recolher informações dos utilizadores e a mandá-las para a China


Investigadores descobriram que smartphones da BLU vendidos nos EUA estavam a recolher secretamente informações sobre os utilizadores e a enviá-los para uma empresa na China, para além de terem a capacidade de remover ou instalar software remotamente.

A desconfiança sobre o que os nossos smartphones podem estar a fazer secretamente é algo que preocupa algumas pessoas, e que infelizmente, de vez em quando, lá se vai confirmando graças a episódios como este. Ao que parece, tudo não terá passado de um "erro", pois o software fornecido pela AdUps tem muitas funcionalidades e é usado para múltiplos fins, incluindo o serviço de actualização remota do firmware que muitas empresas utilizam para actualização os seus smartphones.

Só que para além disso o sistema tem também a capacidade de recolher inúmera informação sobre os utilizadores, incluindo mensagens, contactos e até a localização, que é enviada para a AdUps - e era precisamente esse modo, que a empresa diz destinar-se apenas a equipamentos vendidos na China, que também estava activo nos equipamentos da BLU que estavam a ser vendidos nos EUA.

É um incidente que virá aumentar as suspeitas sobre o que smartphones com origem na China poderão estar a fazer secretamente; mas que na realidade também nos devem fazer preocupar com o que todo e qualquer smartphone possa estar a fazer nas nossas costas, independentemente da sua origem. Como tal, penso que o importante será criar sistemas que facilitem a detecção de todo e qualquer comportamento "suspeito", de modo a que os utilizadores possam ser alertados sempre que algo deste tipo ocorrer, quer os dados estejam a ser enviados para a China, ou NSA, ou qualquer outro lado.


P.S. Ter em conta que há muitos outros dados, recolhidos pelos operadores, quanto aos quais o utilizador não tem qualquer controlo sobre o que é feito com eles (a não ser que deixe de usar telemóvel.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)