2016/12/12

AirPods da Apple falham a época de Natal


Com o iPhone 7 a Apple anunciou ter tido a coragem de acabar com a ficha dos headphones, dizendo que o futuro é "sem fios" e recomendamdo que todos passassem a utilizar os seus AirPods - mas os meses têm passado e os AirPods continuam a ver a sua chegada às lojas adiada sem qualquer explicação.

Os AirPods podem ser dos mais avançados earphones wireless já criados, e recheados de pormenores simpáticos como o emparelhamento automático e uma caixa que os recarrega; mas parece que tais avanços tecnológicos não estão isentos de problemas. A Apple tinha dito que os AirPods ficariam disponíveis no final de Outubro, mas já vamos em Dezembro e a Apple continua sem dar qualquer explicação para o seu atraso nem sequer avança com uma nova data para a sua chegada.

De forma anónima, algumas pessoas têm dito que o atraso está relacionado com a complexidade adicional de se tratarem de dois auriculares com comunicação independente, sendo necessário garantir que todas as questões de sincronismo no som estão à altura do esperado; para além de também obrigar a lidar com questões menos comuns, como o facto de um dos AirPods poder ficar sem bateria enquanto o outro continua a funcionar.


Os fãs das teorias da conspiração poderão também referir que o problema poderá estar relacionado com o novo chip W1 da Apple, criado precisamente para gerir toda a comunicação wireless. Mas este mesmo chip é também utilizado nos Powerbeats3, e até ao momento não tem havido indicações de que existam problemas (embora se trate de utilizar apenas um único chip para ambos os auriculares). Talvez o problema esteja mesmo na sincronização de dois earphones com chips independentes... Mas seja como for, não deixará de estragar um pouco a imagem de uma Apple que anunciou que o futuro era wireless... mas agora comprovando que afinal o wireless não é tão simples quanto pensava.

Para a Apple nem sequer estar confiante para por os AirPod à venda e depois desenrascar a correcção de bugs com actualizações remotas, faz imaginar que: 1) os bugs existentes impedem a utilização normal dos AirPods; 2) a Apple não espera conseguir resolver estes problemas de forma rápida.

... Bem, esperemos que por altura do lançamento do iPhone 8 já esteja tudo resolvido. ;P


Actualização: parece que estavam mesmo à espera... logo no dia seguinte já ficaram os AirPods à venda, por 179 euros.

3 comentários: