2016/12/24

Ambilight para PC por menos de €20


Já temos falado por diversas vezes de projectos que recriam o efeito luminoso Ambilight da Philips para televisores, mas hoje trazemos uma versão bem mais simples, ideal para quem o quer fazer para o monitor do seu computador.

O problema de criar o efeito Ambilight para conteúdos de diversas fontes (como consolas, leitores de DVD/BluRay/etc) obriga a ter um digitalizador de vídeo para processar a imagem. Quando se quer recriar o mesmo efeito para um PC, podemos dispensar toda essa parte e saltar directamente para a parte dos LEDs.

Neste caso, tudo o que precisamos para criar um Ambilight para PC é de um pequeno Arduino e uma fita de LEDs com LEDs endereçáveis individualmente; material que se pode comprar por menos de 20 euros.


Para além do Arduino e fita de LEDs, o verdadeiro trabalho é feito completamente pelo PC e pelo software Ambibox (para Windows). Ter em conta que embora o efeito funcione na perfeição em todo o tipo de programas que se estiverem a utilizar no desktop, pode dar-se o caso de não funcionar quando se usam jogos em full-screen, a não ser que se active o modo em janela "sem margens", para permitir que o programa possa captar as imagens para determinar a cor adequada para cada área da fita LED.

Um projecto colorido, ideal para esta época de Natal (e para o resto do ano também). Se quiserem um Ambilight mais potente, que funcione com todo o tipo de dispositicos e que não esteja dependente de um PC, podem sempre espreitar a versão do Ambilight com o Raspberry Pi.

4 comentários:

  1. Aconselho a utilizaçâo do Prismatik (a versão non-official) que podem encontrar aqui:
    https://www.reddit.com/r/Lightpack/comments/448w8m/prismatik_as_it_should_have_been_windows/

    Usei durante algum tempo o Ambibox até ter experimentado. Funciona 5 estrelas, sem falhas, refresh rate sem quebras, e funciona com jogos em Fullscreen :)

    ResponderEliminar
  2. Boa! Estive a ver no gearbest exactamente o que preciso de comprar para pôr isto a funcionar, mas ando algo perdido. É o que acontece quando a escolha é muita. Podem ajudar-me por favor? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens estes no ebay acho que serve para o pretendido:
      http://www.ebay.com/itm/Nano-V3-0-Mini-USB-ATmega328-5V-16M-Micro-controller-Board-CH340G-Arduino-Cable-/162002876661?hash=item25b81fb8f5:g:ARcAAOSwuzRXefjh

      e

      http://www.ebay.com/itm/WS2811-RGB-Full-Color-Pixels-12mm-Addressable-LED-String-5V-controller-power-/252252864858?hash=item3abb71415a:g:qz0AAOSwqYBWmeDS

      Mas se alguém recomendar outros tb agradecia.

      Eliminar