2016/12/24

Estrela Gliese 710 vai passar "tangente" ao sistema solar


O nosso Universo é um espaço astronomicamente vasto, mas de vez em quando temos alguns encontros imediatos que podem ser problemáticos para as pequenas criaturas que habitam a superfície dos seus planetas - e é isso que poderá acontecer quando a estrela Gliese 710 passar extremamente perto do nosso sistema solar... daqui por um milhão de ano.

A Gliese 710 está neste momento a cerca de 64 anos luz de distância, mas a sua trajectória faz com que esteja a viajar em nossa direcção a alta velocidade. Segundo novos cálculos dos astrónomos utilizando dados mais precisos do observatório espacial Gaia da ESA, a estrela poderá passar a apenas 77 dias luz do nosso sistema solar, bastante mais próximo do que se estimava antes - e ainda assim mantendo uma margem de erro bastante significativa, que admite que a estrela possa passar a apenas 40 dias luz de distância!


Tanto num caso como no outro, é uma trajectória que faz com que a Gliese 710 atravesse a nuvem de Oort que rodeia o nosso sistema solar e onde existem milhares de milhões de detritos cósmicos, com efeitos que não serão pacíficos. A estrela poderá atrair cerca de 100 milhões destes objectos, e fazer com que a órbita de muitos mais seja perturbada e os mesmos sejam enviados para o interior do sistema solar, aumentando significativamente o número de cometas, meteoros, etc. e o potencial para colisões com a Terra. Aliás, alguns cientistas acreditam que terá sido um evento idêntico há 65 milhões de anos que terá estado na origem da colisão com o meteoro que levou à extinção dos dinossauros.

Claro que neste momento temos problemas bem mais urgentes para resolver, de forma a garantir que daqui por um milhão de anos ainda por cá alguém esteja, e de preferência com a capacidade tecnológica necessária para poder lidar com o assunto... mas, como se costuma dizer, o tempo voa, e um milhão de anos não é assim tanto tempo... astronomicamente falando, claro. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)