2016/12/02

Hoterway dá-nos duches quentes desde o primeiro instante - sem gastar energia


A água que se desperdiça no duche à espera que chegue a água quente é uma das maiores atrocidades que cometemos diariamente. Agora, temos um projecto nacional que visa solucionar isso e que promete água quente instantânea desde o primeiro momento - e sem gastar electricidade ou gás.

Soluções complexas para se ter água quente instantânea existem, quer sejam através de um sistema de recirculação de água quente, ou dos sistemas de aquecimento instantâneo. Mas nuns casos isso obriga a que se esteja constantemente a aquecer a água, e nos outros a gastar uma imensa quantidade de energia eléctrica.

A solução da Hoterway é bastante mais simpática... a começar pelo facto de não gastar energia extra nem necessitar de instalações complicadas. O sistema é idêntico a uma coluna para o duche, mas conta com uma bateria térmica que acumula o calor do duche anterior para aquecer a água durante a fase inicial da utilização posterior.


O sistema consegue aquecer a água durante cerca de 80 segundos mesmo já se tendo passado 24h da última utilização; que deverá ser tempo mais que suficiente para que a água quente vinda do esquentador/caldeira/cilindro já lá esteja a chegar. A partir desse momento a bateria térmica começa novamente a carregar-se para a utilização seguinte, enquanto se toma banho; com a grande diferença a ser o facto de que se começou a tomar banho instantaneamente sem se ter desperdiçado litros de água à espera da água quente.

É uma ideia excelente, e que está agora à espera do apoio de todos na campanha de crowdfunding no Kickstarter e Indiegogo. Se forem rápidos ainda poderão apanhar um hoterway a um preço reduzido de 379 euros (mas têm que somar 59 euros de portes, mesmo sendo um projecto português.)


6 comentários:

  1. Concorrência em solo nacional:
    http://sic.sapo.pt/Programas/shark-tank/videos/2016-11-27-Marco-Galinha-fica-com-a-Dynamic-Flow

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O hoterway também é nacional!

      Eliminar
    2. Exacto. Daí ter dito "concorrência em solo nacional".

      Um parte do princípio de ter ecrã touch e o outro é controlado à distância mas o conceito é idêntico.

      Eliminar
    3. Os produtos são completamente diferentes. Hoterway disponibiliza água quente desde o primeiro instante mas apenas permite poupar cerca de 8 litros a cada utilização e não tem controlo preciso da temperatura, já Dynamic Flow, tem controlo preciso da temperatura e controlo parental (evita que as crianças se queimem ao tomar banho) e permite ainda poupar cerca de 33 litros de água por utilização mais toda a energia a isso associado. Dynamic Flow, não necessita de nenhuma misturadora termostática pois todos os constituintes são integrantes e embutidos, portanto também de fácil limpeza, e tem ecrã tátil ue permite todo o registo e controlo e também wi-fi :)

      Eliminar
  2. Boa tarde
    Vamos ver se entendi:
    Eu tenho um termo acumulador eléctrico ( que é a v/ bateria térmica ) sigo as instruções de ligação do v/ Hoterway e pronto tenho água sempre quente nessa casa de banho, certo? mas como tenho 2 casas de banho tenho que ter outro Hoterway, certo?

    Aguardo v/ comentários

    Joaquim Monteiro

    ResponderEliminar