2016/12/20

"Methbot" rouba $5 milhões por dia em publicidade


Praticamente sempre que se ouve falar de botnets é em conjunto com ataques DDoS, mas há muitos mais usos que se podem dar a estes exércitos de "escravos digitais", como é o caso da Methbot, que está a roubar milhões em publicidade... por dia.

Segundo a White Ops, empresa de segurança especializada na detecção de fraudes com publicidade digital, a Methbot é uma variante inteligente das botnets, ao serviço de ciber-criminosos russos. Em vez de infectar milhares de computadores de pessoas comuns, optaram por uma solução mais profissional: utilizam cerca de 1000 servidores próprios, que depois recorrem a mais de 570 mil endereços IP para se fazerem passar por computadores normais a aceder à web.

Os serviços de publicidade implementam múltiplas técnicas para tentar determinar quando um acesso está a ser feito por uma ferramenta automatizada para fins fraudulentos, e quando está a ser feito por uma pessoa real; mas a Methbot é capaz de os enganar, simulando o movimento do rato, e onde cada sessão conta até com o login em redes sociais, para maior autenticidade.

Tudo isto é direccionado para o visionamento de publicidade online, que assim é contabilizada como chegando a milhões de pessoas, que na verdade não existem, mas que terá que ser paga pelos anunciantes - sendo que as visualizações geradas por esta rede representarão cerca de 3 a 5 milhões de dólares por dia. É o que se chama fazer uma fortuna a partir do nada... ainda melhor que minar bitcoins, não fosse o pequeno detalhe de ser um esquema fraudulento ilegal.


P.S. Como curiosidade, só os 570 mil endereços IP que este rede detém estão avaliados em 4 milhões de dólares (agora que os endereços IPv4 estão esgotados).

4 comentários:

  1. Claro que só podiam ser russos :) a 3ª guerra mundial a ser construída à nossa frente e eles nem se apercebem :) coitados, bem tinha razão o alberto pike na carta ao manzini

    ResponderEliminar
  2. Percebo como é que os anunciantes perdem dinheiro, e como é que as empresas que vendem os anúncios ganham o que ganhariam. Mas não percebo como é que methbot ganha dinheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque lhes pagam para isso. :)

      Imagina que alguém tem um site e aceita um contrato para apresentar 100 milhões de vídeos publicitários por 1 milhão de euros (mas na verdade só tem capacidade/visitantes para mostrar 20 ou 30 milhões). Paga um valor reduzido (digamos 10 ou 20% do valor) a este "serviço", e assim consegue atingir as prometidas 100 milhões de visualizações e ser pago.

      Por exemplo, vendes 1 milhão em publicidade que prometes exibir 100 milhões de vezes; pagas 200 mil para que esta rede te faça esses 100 milhões de visualizações... e está o assunto arrumado, sem necessitares

      Eliminar