2016/12/29

Microfones nos automóveis poderão detectar avarias antes de se tornarem graves


Acredito que um respeitável número de pessoas já terá passado pela situação de ir a um mecânico dizendo que o seu carro estava a fazer um ruído estranho. A 3DSignals quer levar isso ainda mais longe, e usar microfones e inteligência artificial para escutar os automóveis e detectar problemas antes de se tornarem graves.

Para aqueles que têm "ouvidos para a coisa", o som é uma importante ferramenta de diagnóstico. Num automóvel, mesmo antes de qualquer problema se fazer sentir ou de alguma luz ou mensagem se acender no painel de instrumentos, é bem provável que se tenha notado uma qualquer alteração na sonoridade do veículo (sendo certo que com o crescente isolamento dos veículos já não temos o mesmo tipo de sonoridade que nos carros de décadas passadas).

A 3DSignals é uma empresa que se dedica a criar ferramentas de detecção de problemas escutando o som das máquinas, e que acha que a colocação de microfones nos automóveis poderá permitir detectar todo o tipo de problemas de forma precoce, direccionando o condutor para a oficina mesmo antes dos problemas se fazerem notar.

É uma tecnologia que fará ainda mais sentido se assumirmos frotas de veículos autónomos, que necessitarão de uma gestão mais eficiente e automatizada, e onde estes sistemas de detecção poderão evitar atrasos desnecessários caso um automóvel avarie na estrada, não só transtornando os passageiros como também tendo as inevitáveis consequências em termos de trânsito.


1 comentário:

  1. É uma tecnologia que cada vez faz mais sentido usar também por causa dos veículos elétricos que têm menos desgaste e vibrações.

    ResponderEliminar