2016/12/29

Tesla Model X prevê acidente antes de ser visível


A Tesla não tem utilizado os dispendiosos LIDAR nos seus automóveis, mas temos um vídeo que demonstra na prática uma das capacidades que tinha sido prometida na última actualização: conseguir ver o carro à frente do carro que seguimos.

O acidente é aparatoso - felizmente sem vítimas mortais - demonstrando que o Tesla Model X começou a dar o sinal de alerta ainda antes do carro que seguia à sua frente ter começado a travar; por ter detectado que o veículo à frente desse ter feito uma travagem súbita (a Tesla diz que consegue processar o sinal de radar para detectar coisas à frente de obstáculos usando os reflexos). O Tesla começou imediatamente a travar e conseguiu parar dezenas de metros antes, mas o carro que seguia à frente não teve tanta sorte.

O choque violento fez com que o veículo mais à frente capotasse por várias vezes, relembrando-nos a incrível quantidade de energia que um veículo em movimento representa, e onde mesmo uma diferença de uns "negligenciáveis" quilómetros por hora pode muitas vezes fazer a diferença entra a vida e a morte.

Neste caso, quantos não desejariam ter ao seu dispor esta tecnologia, que por muito cara que seja (de momento), seria sempre um valor que todos aceitariam pagar para salvar uma vida humana (especialmente se fosse a sua ou de algum familiar ou amigo)? Mesmo não sendo tecnologias infalíveis, todas as ajudas serão sempre bem vindas.

1 comentário: