2016/12/02

"Ok Google" chega finalmente ao Android Auto


Dois anos após o lançamento do Android Auto, a Google digna-se finalmente a adicionar-lhe o comando de voz "Ok Google".

Se achavam ridículo que o Android Auto, concebido para facilitar o uso do Android enquanto se conduz, não contasse com o tradicional reconhecimento do "Ok Google" para iniciar comandos de voz, não estavam sós. Era efectivamente uma daquelas lacunas que nos faz pensar o que é que se passará na cabeça de algumas pessoas na Google; mas que finalmente fica resolvida.

É certo que o Android Auto suportava comandos de voz, mas os mesmos tinham que ser iniciados manualmente, tocando num botão no ecrã ou, nos carros com sistemas compatíveis, um botão no volante - mas isso não fazia com que sentisse menos a falta de uma funcionalidade que se tornou habitual nos Android (pelo menos nos Nexus e no novo Pixel) e que acaba por ser a forma mais prática e simples de aceder aos comandos de voz - mesmo quando não se tem uma mão livre para tocar seja onde for.

Curiosamente esta novidade não surge no Android Auto em si, mas sim na app da Google, onde na secção dedicada à configuração da detecção do Ok Google temos que a opção de funcionamento "enquanto se conduz" passa a fazer referência ao suporte para o Android Auto (antes mencionava apenas o Google Maps.)

... Agora é só esperar que nenhum spot publicitário na rádio comece a dizer repetidamente  "Ok Google" com diferentes timbres de voz para ver se consegue activar os nossos smartphones e fazer uma pesquisa que nos leve para o site a ser publicitado. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)