2016/12/15

Synaptics anuncia sensor de impressões digitais que funciona atrás de vidro


A tendência actual nos smartphones é a de se de ter uma parte frontal única sem botões (e sem margens no ecrã) e a Synaptics vem ajudar nesse objectivo com uma nova família de sensores de impressões digitais que pode ficar atrás do vidro.

Esta funcionalidade não será propriamente nova, uma vez que tecnicamente já temos sensores que funcionam atrás de vidro; mas a diferença é que assim se torna mais simples para qualquer fabricante adicionar o reconhecimento de impressões digitais sem necessidade de fazer um corte no vidro frontal para um botão/sensor.

Claro que isto poderá originar outros problemas. Quando se tem um botão/sensor físico, mesmo quando não é um botão que faça clique (como o utilizado nos iPhone 7) temos uma depressão ou saliência que nos ajuda a colocar o dedo no sítio certo para o sensor fazer a leitura. Se tivermos apenas uma superfície lisa de vidro isso torna-se um pouco mais complicado (embora nada impeça que os fabricantes criem uma pequena depressão no vidro ou algo que ajude os utilizadores a acertarem com o ponto certo.

Infelizmente a Synaptics não nos diz se este sensor estaria apto a funcionar atrás de um ecrã LCD ou OLED... que é aquilo que realmente se precisa caso se queira perseguir o sonho de um smartphone com ecrã total à frente, mas que também mantenha o sensor de impressões digitais no próprio ecrã.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)