2016/12/15

Western Digital revela Ultrastar He12 de 12TB e 14TB


Se são daquelas pessoas que já nem olha para discos abaixo de 4TB, e para quem os discos de 8TB já se preenchem demasiado depressa, a WD tem a solução com os seus novos Ultrastar He12, com capacidades de 12TB e 14TB.

Esta nova série de discos Ultrastar He12 faz parte da quarta-geração de discos para o mercado empresarial preenchidos com hélio, sendo que a versão base tem capacidade para 12TB, mas existindo uma versão com SMR (shingled magnetic recording) que eleva a capacidade para 14TB e que será atractiva para situações principalmente de leitura ou escritas sequenciais (com poucas escritas aleatórias, já que neste sistema de pistas sobrepostas é necessário regravar todo um bloco sempre que se queira alterar um único byte.)

No entanto não precisam preocupar-se muito com isso, pois este é um disco que só estará disponível para clientes seleccionados, pois trata-se de um disco host-managed, o que faz com que a gestão do mesmo tenha que ficar a cargo do sistema e não funciona de forma independente como os discos rígidos para o mercado de consumo. Ainda assim, resta-nos sempre a esperança de que as versões de 12TB possam surgir a preços interessante...

Só não se esqueçam que, com 12TB de dados num único disco, o processo de fazer backup de tudo isso também se complica, a não ser que tenham outro disco de 12TB para onde copiar a informação na íntegra. Bem... se calhar o melhor mesmo é apostar já numa NAS de 8 baías e meter 8 destes discos para um total de 96TB. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)