2016/12/13

Teclado Android da Google passa a Gboard e ganha multi-língua simultânea


A Google actualizou o seu teclado oficial para Android, que se passa a chamar Gboard (tal como o teclado que lançou para iOS), mas mais importante são as novas funcionalidades que vêm facilitar a vida aos utilizadores.

Com a chegada da actualização para a versão 6.0 o Google Keyboard passa a chamar-se Gboard e com ela cumprem-se também algumas das promessas que a Google já tinha feito, nomeadamente o suporte para múltiplas línguas simultaneamente. Anteriormente o teclado da Google suporta múltiplas línguas, mas obrigava a seleccionar manualmente qual a língua em que se queria escrever; com esta nova versão os utilizadores podem seleccionar até três línguas que ficarão simultaneamente activas, sem necessidade de alternar entre elas (mas sendo uma delas a língua preferencial.)

Outra novidade que será do agrado de muitos é a possibilidade de se optar por ter uma linha adicional com as teclas numéricas sempre disponíveis, evitando estar continuamente a saltar para o teclado numérico ou fazer long press nas teclas com letras e números; e também a opção de ter um botão da Google para pesquisas imediatas a partir do teclado. Também temos pesquisa de emoji e de GIFs animados.

Uma vez que continua a estar presente a capacidade de escrever em "swipe" - que também muda de nome de "gesture typing" para "glide typing" - a chegada do suporte multi-língua acaba por completar a lista de requisitos que considero essencial e me fazia utilizar o SwiftKey. Se ainda terei que o utilizar no iOS (até que a Apple implemente funcionalidades idênticas), no Android é temos de voltar a dar uma oportunidade ao teclado oficial da Google.

5 comentários:

  1. Poder escrever em duas línguas era a única feature que me prendia ao Swiftkey. Not any more :)

    ResponderEliminar
  2. Sendo eu fã(boy) do SwiftKey, embora algo chateado de há uns tempos para cá terem alterado o método de sugestões, posso dizer que estou a gostar deste Gboard, apenas não gosto que não dê sugestões de palavras nos campos de pesquisa.
    A cena dos GIFs está gira, mas está muito limitada por enquanto, nas apps em que eu poderia dar-lhes uso, apenas dá no Hangouts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual...e eu que uso SwiftKey desde que comprei em 2011! Altura em que ainda se chamava SwiftKey X

      Decidi mudar no inicio de Novembro e passadas 2 semanas de uma adaptação difícil...adoro o teclado da Google...e com esta actualização duvido que volte ao SwiftKey tao cedo, embora certas funcionalidades sejam simplesmente brilhantes no SwiftKey e a Google ainda tem que se esforçar mais!

      PS- fui ver o recibo e faz amanha precisamente 5 anos que comprei a versão paga por 0,10€! Incrível :P

      Eliminar
    2. Boa compra que fizeste em 2011 :)

      Eliminar
  3. A ultima coisa que me fazia ter saudades do SwiftKey! Já foi :D

    ResponderEliminar