2016/12/01

ULA lança simulador de custos para foguetes espaciais


Se têm vontade de mandar algo (ou alguém) para o espaço é mais fácil obter uma cotação para saber quanto é que isso custaria, com o simulador de custos da United Launch Alliance.

Quando se quer comprar um automóvel recorremos a um simulador online para ver quais as opções e qual seria o custo final; e agora o mesmo se aplica aos envios espaciais. É uma ferramenta que em parte funciona como ferramenta de marketing para enviar uma indirecta à SpaceX - cujo último lançamento falhou - mas que por outro lado também parece confirmar que realmente nos aproximamos dos dias em que o espaço será apenas mais um destino comercial como tantos outros.

O Atlas V da United Launch Alliance nunca falhou um lançamento, e essa fiabilidade também se faz ressentir no preço, que começa nuns módicos 109 milhões de dólares. Outros argumentos são a pontualidade nos lançamentos (com uma média inferior a duas semanas de atraso, face a meses nos seus concorrentes); e a capacidade de manter os satélites em órbita durante mais tempo.

Para os interessados, basta escolher a data pretendida para o lançamento, peso e dimensões do satélite a enviar, tipo de órbita (geoestacionária, órbita baixa, ou até de escape da órbita terrestre), seleccionar entre diversos serviços de acompanhamento de todo o processo (coisa para poucos "milhões") e pronto... é só pagar a conta.

... E se pensam que os 150 milhões de dólares que a factura média apresenta poderá ser cara, convém relembrar que este Atlas V é o foguete mais pequeno da ULA. Se quisessem um lançamento no mais pontente Delta V, que pode lançar quase 20 toneladas para o espaço, os preços começariam nos 400 milhões (o que explicará porque motivo não se encontra disponível no simulador.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)