2017/01/27

Giganews ganha caso contra Perfect 10 e leva-a à falência


O caso que opunha a Giganews, gestora de newsgroups da Usenet, e a Perfect 10, empresa de conteúdos para adultos, chegou ao fim com uma vitória esmagadora que põe um ponto final na carreira deste "copryright troll" que até ao momento tinha sido lucrativa.

A Perfect 10 já tinha sido acusada por várias vezes de não ser uma empresa de produção de conteúdos para adultos, mas simplesmente uma fachada para um negócio de abuso dos direitos de autor. Eram inúmeros os casos que a Perfect 10 lançava contra tudo e todos, esperando que a maioria dos seus alvos optasse por pagar em vez de arrastar o caso para os tribunais. Mas com a Giganews a chantagem não funcionou...

A empresa estava a processar a Giganews por conteúdos que tinham surgido nos seus newsgroups, ignorando a cláusula que protege os prestadores de serviços relativamente aos conteúdos lá colocados pelos utilizadores. Felizmente os tribunais não se esqueceram disso, decidindo a favor da Giganews, e repetindo a decisão quando a Perfect 10 recorreu da sentença. E agora, a Perfect 10 fica com uma bonita conta de 5.6 milhões de dólares para pagar, para cobrir as despesas com advogados e o processo da parte da Giganews - valor que a empresa diz não ter capacidade de pagar.

A Giganews está por isso a pedir o que todos bens e valores da Perfect 10, incluindo todos os seus registos de marcas, direitos de autor, etc. sejam transferidos para si, para os vender à sua discrição.

... Menos um copyright troll no mundo... já só faltam mais alguns milhares...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)