2017/01/28

Boeing revela fatos espaciais mais flexíveis e práticos


Para que as viagens ao espaço se tornem mais comuns será necessário simplificar os complexos fatos espaciais, e foi precisamente isso que a Boeing fez para equipar os futuros passageiros da sua cápsula Starliner.

Os fatos de astronauta que conhecemos são extremamente volumosos e complexos, e facilmente se perceber porquê. Este fatos têm que ser autênticas naves espaciais capazes de proteger um astronauta do vácuo do espaço, temperaturas extremas (tanto elevadas como gélidas), radiações, potenciais impactos de micro-meteoritos, etc. Mas, para efeitos de "simples" transporte da Terra até à ISS ou outra estação espacial, os requisitos podem ser simplificados.


O fato espacial Starliner da Boeing faz precisamente isso, e o resultado é um fato que pesa apenas 5kg, menos de metade que o fato de voo equivalente da NASA, e que se torna bastante mais cómodo e prático de utilizar (nem sequer faltam luvas com dedos compatíveis com touchscreens.) Um aspecto curioso é terem trocado o tradicional aro metálico que serve para encaixar o capacete por um sistema com um zipper, transformando o "capacete" em algo tipo capuz que se pode simplesmente puxar para a frente ou para trás conforme a necessidade.

A bola fica agora do campo da SpaceX, que certamente também terá preparado um fato mais evoluído para acompanhar as suas futuras missões espaciais tripuladas... e conhecendo-se Elon Musk, certamente não quererá ficar para trás, nem mesmo quando se trata de "moda espacial".


1 comentário:

  1. Um "ziper" para fechar o capacete? wow...
    Eles lá sabem o que fazem hehe

    ResponderEliminar