2017/01/28

Investigadores criam primeiro Hidrogénio metálico na Terra


Investigadores dizem ter conseguido, pela primeira vez, transformar hidrogénio num metal, sujeitando-o a pressões extremas.

Se ignorarmos os estados mais esotéricos, a maioria dos elementos pode assumir-se como sendo um sólido, líquido, ou gás, dependendo de factores como a pressão e temperatura. Em muitos casos, esses diferentes estados dão origem a materiais com propriedade bem diversas, alguns dos quais podendo dar origem a avanços revolucionários (como os muito desejados super-condutores... caso algum dia se consigam criar uns que mantenham as propriedades à temperatura ambiente).

Depois de quase um século de tentativas, investigadores dizem ter conseguido finalmente criar o primeiro hidrogénio metálico. O hidrogénio é um gás à temperatura e pressão ambiente, mas pode tornar-se num líquido se for arrefecido, e num sólido se a isso juntarmos pressão suficiente. O problema é que este hidrogénio sólido tem propriedades não metálicas e não condutoras, que alguns físicos acreditavam poder ser alteradas se se aplicassem pressões muito maiores - tornando-o potencialmente num super-condutor. O problema é atingir as pressões necessárias.


Para o conseguirem estes investigadores usaram uma "prensa" com diamantes, e mesmo assim fica-se no ponto limite que os próprios diamantes conseguem suportar.

Mas, há também cientistas que duvidam deste hidrogénio metálico, dizendo que o mais provável é que aquilo que se tenha visto nas imagens seja óxido de alumínio vindo da própria prensa; e que só repetindo-se a experiência por várias vezes, e medindo com precisão as propriedades do "metal" é que se poderão tirar as dúvidas.

O interesse neste material é que se acredita que o hidrogénio metálico poderá manter-se estável neste estado, mesmo quando for colocado à temperatura ambiente e pressão atmosférica normal - e, caso venha a ter as propriedades de super-condutor que se espera que tenha, e as continuar a ter à temperatura ambiente... bem... nunca mais as coisas serão as mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)