2017/01/14

Max2play transforma Raspberry PI num media center/casa inteligente


Já todos conhecem a versatilidade dos pequenos Raspberry Pi, mas para quem procurar uma forma simples de os transformar num media center ou no cérebro da sua casa inteligente, poderá querer espreitar o Max2Play.

O Max2Play é um sistema operativo para o Raspberry Pi e alguns ODroid; e que aposta na simplicidade de utilização e expansão virtualmente ilimitada com um sistema de plugins que facilita o processo de criação de um sistema à medida de cada um - incluindo aqueles que o querem tornar no ponto central das automações domésticas.

Para começar, mexer num Raspberry Pi com o Max2Play nem sequer obriga a que se tenha um teclado, rato ou monitor. Tudo pode ser feito remotamente a partir de um interface web acessível em qualquer browser e de fácil interacção. Na parte do vídeo temos o Kodi, que já serve para tudo e mais alguma coisa; no som temos coisas como compatibilidade AirPlay e suporte para áudio multi-room; e na domótica, integração com as Philips Hue, sistemas de controlo de temperatura, sensores, televisores das principais marcas, etc.

Se já se aventuraram a configurar um Raspberry Pi, mas abandonaram a tarefa depois de terem batido nalguma dificuldade, valerá a pena experimentarem este Max2Play para verem se desta vez já fica tudo resolvido de forma automática.

1 comentário: