2017/01/19

Os ecrãs dos smartphones e os óculos escuros


Os ecrãs dos smartphones têm evoluído bastante nos últimos anos, mas há um pequeno pormenor que parece continuar a escapar a alguns fabricantes: a sua compatibilidade com óculos escuros polarizados.

Há óculos escuros que apenas têm lentes escurecidas, mas para aqueles que usam lentes polarizadas, as interferências causadas com diferentes tipos de ecrãs há muito que terão sido sentidas. O sintoma é fácil de ser detectado/comprovado: se tiverem óculos escuros, bastará colocá-los à frente de um ecrã LCD, e depois rodando-os de modo a passar da posição horizontal para a posição vertical. Se forem óculos com lentes polarizadas, será altamente provável que em determinada posição o ecrã (visto através dos óculos) ficará completamente escuro.


É um efeito fácil de explicar, pois o princípio de funcionamento dos ecrãs LCD baseia-se na polarização da luz, e dos cristais líquidos bloquearem ou deixarem passar essa luz. Com um filtro polarizador adicional (os óculos) na posição "certa", estaremos a bloquear toda a luz, como se todos os pixeis estivessem no estado "preto".

Ora, se isto não será problemático nalguns casos - pois não é provável verem televisão ou usarem o computador com óculos escuros - quando se trata de um smartphone, que poderemos querer usar no exterior num dia de sol enquanto estamos com óculos escuros colocados, o caso muda de figura.



E na verdade, o mesmo se aplica à maioria dos ecrãs dos smartphones - e curiosamente, até a ecrãs AMOLED (que eu erradamente pensava que estariam livres deste fenómeno). Nas fotos acima, com um iPhone 7 e um Nexus 6, demonstro como o ecrã do Nexus 6 (AMOLED) fica completamente às escuras quando coloco os óculos a 45 graus. Curiosamente, nos iPhones, mesmo usando ecrãs LCD mais susceptíveis a este problema, isto não se verifica. Existe uma ligeira alteração das cores, mais acentuada em modelos mais antigos como o iPhone 5 (ou o SE), mas o ecrã continua a ser visível com os óculos polarizados em qualquer posição. Isto indica que o LCD utilizado estará a utilizar alguma forma de polarização circular, que também pode ser encontrada em monitores LCD... mas que é menos comum que os polarizadores lineares.


Quando fui surpreendido por verificar este efeito no ecrã do meu Nexus 6, pensei que fosse por se tratar de um smartphone já antigo e que poderia utilizar um ecrã AMOLED das primeiras gerações. No entanto, eis que sou novamente surpreendido quando repito o teste com o mais recente Google Pixel, e novamente se verifica que o ecrã também fica completamente às escuras, neste caso com os óculos colocados a -45 graus.

Considerando que tanto o Nexus 6 (na altura) como o Google Pixel (agora) são modelos topo de gama e com preço bastante avultado, não deixa de ser um detalhe curioso que revela o desinteresse da Google por esta questão. Ou, talvez daqui se possa concluir que não há muitos utilizadores Android a usar os seus smartphones com óculos de sol?


E vocês... já sentiram na pele o problema de quererem utilizar os vossos smartphones com óculos escuros e pensarem que o ecrã estaria avariado? :)

25 comentários:

  1. Sentei-me no carro, liguei o GPS e coloquei o destino, sempre com o telemóvel na vertical... Depois rodei-o para a horizontal e coloquei-o no suporte que estava no para-brisas do carro para começar a viagem...

    Praguejar para um lado, praguejar para o outro, até que tirei os óculos de sol e percebi porque motivo ninguém mais no carro entendia o porquê de eu afirmar que tinha o ecrã do telemóvel negro! Eu era o único com lentes polarizadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passei pelo mesmo, costumo utilizar o Nexus 7 como GPS no carro e estava todo danado porque pensava que estava avariado... só quando cheguei a casa é que me apercebi do problema das lentes polarizadas! lol

      Eliminar
  2. Uso o meu MS Lumia 640 quase todos os dias com óculos escuros e nunca tive problemas. Como tenho hipersensibilidade à luminosidade o uso de óculos escuros é algo quase natural.
    Lembro-me de o meu Samsung Galaxy sofrer do problema que o Paulo identifica, na horizontal com óculos escuros era um ecrã negro...

    ResponderEliminar
  3. Muito sinceramente este parece-me um problema: "se beber não conduza" se é que me faço entender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é um problema chato para quem prefere óculos polarizados. É sinceramente, uma coisa, que me afeta bastante.

      Eliminar
    2. Posso beber água. Posso não estar a conduzir ou estando, utilizar o GPS. É realmente um problema ignorado. Nem apps de sincronia há.

      Eliminar
  4. Bom artigo Carlos.

    Com óculos polarizados no meu redmi note 3 pro não tenho problemas de escuridão como tinha no lenovo K3 note. Contudo com a última película de vidro low cost que veio do ebay, ao rodar o ecrã as cores ficam meias manhosas tipo aquelas autocolantes que dão duas imagens conforme a inclinação.. Curiosamente a película 'premium' que tinha anteriormente não afetava em nada e via perfeitamente com os Polaroid.

    ResponderEliminar
  5. BQ elcano, fica escuro se ficar em paisagem
    O Samsung GT-S7580 fica com as cores manhosas apenas
    Isso acontece com os relógios de pulso Casio, alguns conta-kilómetros dos carros, etc...
    Na expo98 também roguei muitas pragas, quando pensei que o display da minha camcorder estava avariado...

    ResponderEliminar
  6. A maioria dos óculos de sol presumo que sejam não polarizados. Eu tenho uns quantos porque quando existe muita luz e simultaneamente algumas nuvens são os mais confortáveis.
    (Mas o que gostava de saber é como se comporta o melhor telefone do mundo, o ZUK Z2 é claro. Para a semana pode ser que chegue :-) Isto de ler o aberto até de madrugada tem tido alguns custos no cartãozinho...)

    ResponderEliminar
  7. Tinha esse problema com o LG G4. Agora com o Samsung S7 não acontece :)

    ResponderEliminar
  8. Acontece-me exatamente isso com o Nexus 5. Com os óculos polarizados não vejo quase nada

    ResponderEliminar
  9. Lembro-me de ler que a Nokia usava polarização nos ecrans para realçar os negros, não sei se será por esse motivo que quase todos sofrem desse fenômeno...

    ResponderEliminar
  10. Tantas vezes que isso me acontecia qd queria tirar uma foto com o meu Galaxy S3... dezenas de vezes... até que um dia descobri que não era um bug do telefone... pensei que o telefone se aagasse ao deitá-lo qd estava na camara...
    Curiosamente no NExus 5 era deitado que se notava isso, qd troquei o ecran por um chinês passou a ser ao alto que desaparecia tudo...

    ResponderEliminar
  11. Pois, mas no meu caso em tenho sensibilidade à luz forte ( especialmente no verão) se não usar óculos escuros chego ao fim do dia com uma dor de olhos brutal, isso é um problema para mim..
    Além que os meus são polarizados e graduados..
    Resumindo, uso porque necessito para o meu bem estar ocular...
    Não assuma que toda a gente usa óculos de sol para o estilo.. Existe que necessite mesmo de os usar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exato eu não consigo andar 5 metros sem óculos escuros e vejo a cada dia, que mais pessoas sofrem disso e sou motorista e mesmo usando o óculos escuro meus olhos estão sempre embaçados e doendo ja fui em mais de 12 oftalmos, e só me dizem usar óculos e lubrificar, é uma coisa sofrida isso de sensibilidade a luz

      Eliminar
  12. Tinha esse problema com o meu OnePlus One mas na vertical, o que tornava a situação muito irritante porque usamos o smartphone na maior parte das vezes na vertical.
    Agora com o 3T ainda não me apercebi, mas como não estamos no verão não tenho usado os óculos de sol com tanta frequência.

    ResponderEliminar
  13. Chateia-me mais o computador do carro ficar negro.

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho um s7 edge e fica com varias cores tipo arco iris, já aconteceu a alguém?

    ResponderEliminar
  15. HUAWEI P10 2 lite, tudo escuro.....

    ResponderEliminar
  16. Em landscape, tudo OK no huawei

    ResponderEliminar
  17. Asus zenfone 4 também fica escuro dependendo do ângulo.

    ResponderEliminar
  18. O meu xioami A2 também apresenta esse mesmo problema com lentes polarizadas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos, eu coloquei uma película de vidro e melhorou muito! Antes meu celular ficava preto, hoje somente algumas cores ficam estranhas mas fica legível.

      Eliminar
    2. É normal, a película vai "interferir" com a polarização - neste caso, afectando-a suficientemente para que já não esteja perfeitamente no eixo que iria ser bloqueada (pelos óculos).

      Eliminar