2017/01/16

Raspberry Pi lança Compute Module 3


Quem quiser utilizar a potência do Rasperry Pi 3 num formato bastante mais compacto poderá fazê-lo com os novos Compute Module 3, que chegam em duas versões.

Em 2014 vimos o Raspberry Pi ser condensado no tamanho de um módulo SO-DIMM. Embora não se possa dizer que o RPI seja "grande", este novo formato diminuto amplia drasticamente a gama de aplicações em que pode ser aplicado. No entanto, desde então o Raspberry Pi tem evoluído e o Compute Module permanecia parado no tempo... até agora.

O módulo foi actualizado para o novo Compute Module 3 que recorre a hardware idêntico ao do mais recente Raspberry Pi 3, mas igualmente em formato reduzido (existe uma ligeira diferença face ao original, pois este CM3 é 1mm mais "alto" que o CM1 original). O CM3 vem com um SoC BCM2837 que pode ir até 1.2GHz, 1GB de RAM, e 4GB de eMMC. Está também disponível um Compute Module 3 Lite (CM3L) que mantém o mesmo hardware mas vem sem memória flash integrada, ideal para quem quiser utilizar o módulo com um cartão SD externo ou outra memória flash dedicada.


Também está disponível uma nova placa de desenvolvimento Compute Module IO Board V3 (CMIO3) que permite uma fácil utilização destes módulos, tratando da alimentação e acesso aos pinos I/O, assim como das fichas HDMI e USB.

Os preços de referência para estes novos módulos são de $30 e $25, com o CM1 original a ter o preço reduzido para os $25 (embora, pela diferença de desempenho, seja recomendável optarem pelo CM3, logicamente.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)